Nativus do Cumbe: A festa do pé de serra andante que encanta e une gerações há 19 edições

No último sábado, dia 24 de junho, a cidade de Euclides da Cunha se transformou no epicentro da alegria e da tradição do forró. Um dia que reuniu diversas festividades juninas, entre elas a 19ª edição do Nativus do Cumbe, um bloco junino que é o maior pé de serra andante do Sertão do Conselheiro, que reuniu centenas de pessoas apaixonadas pelo bom e velho forró, vindas de todos os cantos possíveis.

Pelas ruas do centro da cidade, quem vivenciou esse momento cultural contribuiu com uma energia contagiante que percorria a cada passo pelas vias públicas, proporcionando momentos inesquecíveis de diversão e descontração. E olhe que muitos participantes fazem parte desta festividade desde o início. São os “nativeiros”, como já escrevi em outras coberturas desta festividade com características únicas, seja pelo seu modelo, pelo traje, pelo repertório, pelo tipo de alegria.

O Nativus do Cumbe é realmente um evento icônico dentro da programação do São João da cidade, que reúne pessoas de todas as idades e lugares, em um movimento que busca preservar as tradições juninas ao tempo em que todos e divertem. É um dos poucos blocos juninos que, ao término de uma edição, já se inicia a contagem para o próximo; e com público fiel.

Como quase todos já sabem, salvadas as várias exceções, o destino final desse bloco junino é na proximidade do palco das festividades do Arraiá do Cumbe. A dúvida fica apenas no ponto de origem, que neste ano iniciou-se na Praça da Ararinha Azul e só se desfez no forródromo (Praça de Eventos), onde os nativeiros se uniram com outras milhares de pessoas e curtiram o resto da noite do segundo dia do Arraiá do Cumbe.

O Nativus do Cumbe é uma tradição que se renova a cada ano, mantendo viva a essência do forró e fortalecendo os laços de amizade desses nativeiros. A festa é um verdadeiro patrimônio cultural, que não só entretém, mas também preserva e valoriza a cultura popular do Sertão do Conselheiro.