Fotos: Jaciel Correia
Depois de mais de dois meses de disputas, a Copa Juvenil, como é conhecida o Campeonato Juvenil de Futebol do Projovem, chegou a sua fase final. Foram 11 rodadas de futebol envolvendo times da sede e da zona rural de Euclides da Cunha, disputadas em quatro fases classificatórias, nas categorias Sub 13, Sub 15 e Sub 17.
Participaram do campeonato crianças e adolescentes com idade entre 11 e 17 anos, que fazem parte do programa social do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV – do município. Também foram inscritos na competição um técnico; um assistente; um massagista; e um preparador físico de cada equipe. Vale ressaltar que os instrutores dos times são remunerados pelos serviços prestados, através do projeto SCFV que é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Os times inscritos no torneio foram: Centro, Nova América; Populares (Urbis), Bela Vista, Pau Miúdo, Dengo e Duda Macário, Zumbi (Pai João), Amargosa, Veneza, Serra Vermelha, Alto do Paraíso, Caimbé, Lagoa do Guedes, Serra Branca, Muriti e Pinhões. Desses, classificaram para a disputa de título os times de Duda Macário e Zumbi, na categoria Sub 13; Alto do Paraíso e Zumbi – Sub 15; Pinhões e Populares, na principal categoria – Sub 17.
A decisão dos campeões saiu na tarde do dia 19 de janeiro, no Estádio Municipal de Euclides da Cunha, com jogos tranquilos em que a equipe de arbitragem – que fez revezamento para abitar as partidas – não teve trabalho com os atletas juniores.
O primeiro jogo iniciou por volta das 14h, sendo disputado pelas equipes de Duda Macário e Zumbi (Sub 13). Sem muita dificuldade, o time da zona rural abriu o placar aos onze minutos do primeiro tempo com o gol marcado por Carlos Henrique. Na segunda etapa do jogo, o garoto Raí ampliou o resultado aproveitando a cobrança de pênalti. Sem esboçar reação durante o jogo, o time da sede parecia contentar-se com o título de vice-campeão e praticamente assistiu a equipe de Zumbi conquistar o título de campeão no Campeonato Juvenil de Futebol do Projovem.
A segunda partida foi disputada por dois times da zona rural: Alto do Paraíso x Zumbi – mais uma equipe -, na categoria Sub 15, iniciada por volta das 15h10. Esse jogo foi bastante equilibrado. No primeiro tempo a equipe de Zumbi foi mais objetiva, já na segunda etapa o domínio do jogo ficou por conta do time do Alto do Paraíso, mas este não conseguiu abrir o placar e ainda contou com a sorte durante a partida, pois os atacantes adversários estavam constantemente em posição de impedimento. Sem gols no tempo normal a decisão foi para os pênaltis. Convertendo três cobranças de pênaltis, enquanto o adversário desperdiçou-as, o Alto do Paraíso consagrou-se campeão na categoria Sub 15 do campeonato.
O principal jogo da tarde (Pinhões x Populares) começou por volta das 16h, quando o número de pessoas presentes já era bem maior. Outra partida que terminou no 0x0 e precisou se decidida nos pênaltis, bom para o time de Pinhões que não errou as cobranças de pênaltis e consagrou-se campeão Sub 17 da competição.
Após o encerramento dos jogos os times receberam seus respectivos troféus de campeão ou vice, além de premiação em troféus ao melhor goleiro, artilheiro e melhor jogador de cada categoria e medalhas a todos os jogadores e comissões técnicas.
O presidente da LDE, Albertinho; o presidente da ACECEC, Edmilson Ferreira (conhecido popularmente como “cabo Edmilson”); a prefeita de Euclides da Cunha, Fátima Nunes e alguns dos seus secretários; além dos vereadores Simone Mattos e Luiz Agres de Carvalho Filho (“Luizinho”) também estiveram presentes no estádio e entregaram os troféus e medalhas.
Veja imagens da premiação
O Campeonato Juvenil de Futebol do Projovem completou sua segunda edição, e foi organizado pela ACACEC (Associação da Criança e do Adolescente da Comarca de Euclides da Cunha), Edmilson Santos, com apoio da Liga Desportiva Euclidense – LDE.