Fotos: Divulgação
Em sua longa caminhada rumo ao título de campeã do campeonato intermunicipal de futebol amador 2018, maior competição de futebol amador do brasil, promovida pela FBF-Federação Baiana de Futebol, a seleção de Euclides da Cunha deu mais um passo importante ao vencer a seleção da cidade de Ubaitaba, no Sul da Bahia, pelo placar de 2 x 0, gols assinalados pelo lateral direito Nino e pelo meia Max, ambos os gols, respectivamente, nos minutos iniciais da primeira e da segunda etapa.
O primeiro gol teve origem em uma penalidade máxima assinalada, mas que o artilheiro Pim Maravilha desperdiçou ao chutar na trave e, no rebote, Nino, num lance de esperteza, soube aproveitar o vacilo da zaga e mandar para o fundo da rede adversária.
Apesar de ter treinado em um campo seco, diferente do que encontrou em Ubaitaba, bastante molhado por causa da forte chuva que cai na região sul baiana, Euclides da Cunha soube muito bem tirar proveito das condições do gramado, e foi muito mais time e superou em todas as condições à seleção ubaitabense.
O bom futebol apresentado, a tranquilidade de um time formado por atletas muito bons tecnicamente e experientes, com passagens por outras seleções em campeonatos passados e vários deles até com títulos de campeão, a começar pelo treinador Prof. José Carijé, campeão como atleta e campeão como treinador, Pim Maravilha, Márcio Greick, Dedeo, João Carijé, Max, Gajão, Tobinha, este, com um desempenho muito bom e merecidamente recebeu elogios da equipe de esportes da rádio jornal de Itabuna, que transmitia o embate, entre outros.
Para o segundo tempo, Euclides voltou a repetir a mesma estratégia do primeiro tempo, partiu para cima e logo aos cinco minutos, o meio-campista Max ampliou o marcador para dois a zero, resultado que assim permaneceu até o final do jogo.
Euclides teve o controle absoluto da partida, que tem tempo de 180 minutos, divididos em jogos (ida e volta), cujos 90 minutos derradeiros acontecerão no próximo domingo (18), em Euclides da Cunha, perante a torcida euclidense e, certamente, de toda a região, pois Euclides da Cunha é a única seleção da região nordeste da Bahia, especialmente do Semiárido II, a nos representar, em mais uma disputa com seleções da região sul da Bahia.
É comum, nos dias de jogos de nossa seleção, torcedores de Quijingue, Algodões, Bendegó, povoados circunvizinhos virem ao nosso estádio torcer pela nossa seleção. Então, domingo, vamos todos ao estádio, superlotar as arquibancadas e, sob o manto do bandeirão vermelho, verde e amarelo, ao som de uma charanga animadíssima que não para de tocar e cantar, certamente a torcida euclidense, com sua energia positiva vai ajudar bastante os nossos atletas na conquista de mais uma vitória e, assim, chegar entre as quatro melhores seleções, das 64 equipes que começaram o Campeonato Intermunicipal 2018. Lembrando que criança, até 8 anos de idade tem entrada livre.
Invicta e líder na classificação geral, com 35 pontos ganhos em 12 jogos, 10 vitórias e dois empates, a seleção euclidense tem o atacante Pim Maravilha, como artilheiro isolado da competição, com 15 gols, seguido de ganso, com 10, da seleção de Itapé, que foi eliminada, e Naiam, de Itamaraju, com 8 gols. Pim Maravilha está muito próximo de ganhar mais um troféu ‘chuteira de ouro’, dado pela FBF ao artilheiro máximo do campeonato.
Para garantir a classificação para as semifinais, um simples empate é suficiente para Euclides da Cunha, que até pode perder pela diferença de um gol; em caso de derrota pela diferença de dois gols, ainda terá chance na disputa de tiros diretos da marca do pênalti, enquanto Ubaitaba precisa ganhar por três gols de diferença para se classificar no tempo normal de jogo. Então, todos ao estádio da municipalidade euclidense, neste domingo, para torcer pela nossa seleção.
Ao diretor de esportes Léo Mota, ao Bezerrão, presidente LDE e, muito especialmente ao prefeito Dr. Luciano Pinheiro, que tem dado todo o apoio logístico necessário para um trabalho de qualidade no campo do esporte, cujo objetivo é fazer Euclides da Cunha deixar de ser colecionador do título de vice-campeã do intermunicipal (3), e conquistar, pela primeira vez, o mais importante troféu do intermunicipal, que está novamente bem próximo, parabéns!
Euclides da Cunha é, atualmente, uma cidade, um município visto com muito respeito no campo do esporte, em geral. Além de estar na mídia dos principais veículos de comunicação, rádio, tevê, jornais impressos, site, blogs, redes sociais, entre outros.
Euclides da Cunha jogou e ganhou com: Márcio Greick, Nino, João Carijé, Dedeo, Gilmar e Ray, Max, Gajão, Pim Maravilha (Inho), Igor (Robinho), Tobinha. Diretor-Técnico: Prof. José Carijé, Auxilair-Técnico: Edilson Santos, Educador Físico: Prof. Jarielton Guerra, Preparador de Goleiros Prof. Vaval, Massoterapeuta: Henrique, Roupeiro: Linaldo Preto, Diretor de Esportes: Léo Mota, Presidente LDE: Bezerrão.
Depois de merecida folga nesta segunda-feira, nesta terça, os atletas retomam suas atividades em dois turnos. Pela manhã, sob o comando do preparador-físico Prof. Jarielton Guerra, o elenco faz treino regenerativo para recuperar a musculatura, à tarde, às 15 horas, todos voltam ao trabalho com treino em duas partes: circuito de resistência e velocidade, em 12 minutos, e treino técnico com bola.