O assunto da vez é saúde pública – Combate ao mosquito da dengue

Foto: Reprodução/Google

Os dias de chuva e o clima quente exige dos euclidenses uma atenção extra para os cuidados contra a proliferação do mosquito da dengue.

Alerta: Períodos chuvosos em Euclides da Cunha e o mosquito-da-dengue

O Aedes Aegypt ou como é popularmente conhecido: mosquito da dengue, nesse clima de verão com chuvas intermitentes, aproveita as pequenas poças de água parada para colocar suas larvas e se reproduzir, com isso devemos dobrar o nosso cuidado em combate ao mosquito para evitar as doenças que são transmitidas por ele.

O temido inseto, transmite a Dengue, Chikungunya, Zika entre outras, doenças que também trazem como por exemplo a microcefalia para os bebês que foram gerados por uma mãe infectada. Esse mosquito é de origem africana, mas conseguiu se desenvolver em diversos países, principalmente em regiões tropicais como o Brasil. O Aedes Aegypt tem sua reprodução dada através de ovos depositados na água parada, sejam em garrafas abertas, pneus expostos, reservatórios destampados e qualquer outro objeto/lugar que possa acumular água, são estes os lugares mais propícios, onde o mosquito se torna larva e se desenvolve.

Recentemente foi descoberto que o mosquito também pode se reproduzir em águas poluídas como o esgoto, ou seja, não é apenas em água límpida que as fêmeas da espécie de mosquito da dengue procuram se reproduzir, elas observam vários fatores que podem contribuir para o desenvolvimento das larvas, o fator predominante é temperatura e nada melhor do que estas chuvas de verão, por tanto o combate deve ser contínuo, mas com maior ênfase no período atual..

Por: Mayana Xavier

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *