Luan Santana: Você entende o seu deserto?

Trabalhar ouvindo as pessoas tem seus desafios e é sempre duro atender alguém que não consegue enxergar esperança para seu futuro, pois no fundo se sente uma pessoa péssima e incapaz de progredir na vida.

Conduzir alguém que perdeu a fé é uma questão bem delicada, pois sua falta de perspectiva lhe deixa emocionalmente vulnerável até com problemas pequenos e erros inexpressivos.

São pessoas que não amadurecem porque tem medo de crescer.
Não evoluem porque vivem olhando para trás.
Odeiam-se porque não acreditam nelas mesmas.
Sentem-se sozinhas porque entendem que são indesejadas.
Autodestroem-se, pois entendem que a felicidade é um luxo que elas não merecem ter.

De culpa em culpa, de angústia em angústia, vão deixando seu espírito morrer até que não sobre mais nada pelo que lutar.

Mas digo a você, só desiste no deserto quem não entende o propósito dele. Dias ruins, perdas, situações complicadas sempre irão existir, então o que nos cabe é entender o porquê eles acontecem em nossas vidas.

E é nisso onde nós nos perdemos, olhamos para os problemas e nos afogamos em todo aquele pessimismo, pois desconsideramos que é impossível forjar um caráter forte e uma atitude madura diante da vida sem pressão ou sem dor.

O deserto serve como preparação e é nele que nós conhecemos quem realmente somos.

É nas angústias que descobrimos que nos entregamos demais aos outros ou que somos muito passíveis em relação a nossa vida.
É na ansiedade que aprendemos sobre nossos impulsos irracionais e o quanto somos exigentes com tudo.
É na tristeza da perda que entendemos o valor das pessoas e o quanto é bom tê-las por perto.

Então, qual é a sua dor? Qual é o deserto que tem passado? Agora pare e pense, o que você precisa aprender? O que você deve melhorar? Quais decisões você deve tomar?

Se focar demais no problema, você vai perder de vista a lição e o deserto vai ter peso de cemitério, já que ali morrerá seu ânimo e sua esperança.

Mas se focar na solução, então você vai entender que deserto é lugar de passagem do qual todos nós precisamos para sermos pessoas melhores.

Até a próxima, pessoal.

Psicólogo Luan Santana
CRP: 03/11290

#amor #paz #fe #feliz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *