Nativeiros iniciam a contagem regressiva para a edição de 2021 do Nativus do Cumbe

Por: Jaciel Correia

Todos os anos, quando a data de o “pé-de-serra andante” sair pelas ruas da cidade de Euclides da Cunha era marcada, os “nativeiros” – gentílico autointitulado pelos fás do grupo Nativus do Cumbe – iniciavam a contagem regressiva para aquele encontro logo chegar.

E a programação? Era o de menos. Os seguidores do Nativus do Cumbe sabiam que a festa era a soma da alegria de cada participante devidamente caracterizado numa demonstração de apreço pela cultura nordestina.

E foi assim por mais de uma década, isto é, desde o surgimento do bloco junino Nativus do Cumbe, numa época que podia, inclusive, utilizar um amigável jumento como parte da brincadeira.

Foto: Arquivo/euclidesdacunha.com

Esse último arrastão cultural aconteceu há mais de um ano, com sucesso absoluto, tendo em vista que o evento já faz parte dos festejos juninos de Euclides da Cunha.

A contagem regressiva para o Nativus do Cumbe 2020 estava iniciada quando a pandemia do coronavírus (Covid-19) despontou pelo mundo, forçou um suspense se poderíamos ou não realizar mais uma festividade neste ano, e fez mudar completamente tudo que estava sendo planejado. Nativus do Cumbe, assim como todos os eventos, até então, precisou ser cancelado para este ano.

Todos estão convencidos que não havia o menor clima e nem viabilidade sanitária para a realização do evento neste ano. Daí vem a importância de olhar mais adiante, mais especificamente no ano de 2021.


Foi nessa onda que os “nativeiros” iniciaram a nova contagem regressiva para a futura edição da festividade. E essa nova contagem foi iniciada no dia 11 de abril, quando faltavam 434 dias. Segundo a publicação da rede social do Nativus do Cumbe, a próxima edição será realizada no dia 19 de junho de 2021. Contando de hoje, restam ainda 356 dias.

A expectativa é que o evento seja realizado com toda energia e felicidade do reencontro dos amantes do pé-de-serra andante.

Deixe um comentário