Empresas de meteorologia acertaram, pois, conforme antecipamos nesta sexta-feira em nossas plataformas sociais na Internet, o município de Euclides da Cunha teve queda brusca de temperatura e muita chuva na cidade de Euclides da Cunha, Bahia, neste sábado (31). O último dia deste mês de julho teve também feira livre na sede, prisão em flagrante de homem acusado de prática de roubo no centro da cidade e o registro de queda de duas árvores, também no centro da cidade.
A mudança climática ocorreu durante a madrugada, quando o vento se intensificou e a chuva caiu de forma mais intensa. A temperatura logo caiu e o tempo nublado garantiu a chuva pelo resto do dia, praticamente de forma ininterrupta, produzindo um bom volume pluviométrico em praticamente todas as partes do município. Na sede, isso resultou em dificuldade de locomoção das pessoas e ruas alagadas.
Com a chuva intensa, o resultado da feira-livre foi uma baixa quantidade de pessoas em circulação pelo setor comercial e na Central Municipal de Abastecimento. Mas, naturalmente, nesse período de cuidados com o plantio de feijão e milho, a cidade recebe menos pessoas da zona rural e da região.
Mesmo assim, ao menos um roubo aconteceu no centro da cidade de Euclides da Cunha, fato ocorrido por volta das 11h, na Avenida Ruy Barbosa. Segundo consta, um homem teve sua carteira roubada no bairro Nova América. A vítima perseguiu um dos assaltantes e conseguiu alcança-lo perto da estátua que empresta de Euclydes da Cunha. Pessoas passando pelo local ajudaram no cerco ao acusado, que imobilizaram o indivíduo até a chegada de uma guarnição da Polícia Militar. Outros dois compartas conseguiram escapar.
Foi perto da estátua que aconteceu a primeira queda de árvore, fato ocorrido na Rua Oliveira Brito, no início do período da tarde. A árvore atingiu várias motocicletas estacionadas na via pública e interrompeu o trânsito de outros veículos no local por algumas horas. Felizmente, ninguém se feriu.
Ver essa foto no Instagram
À noite, registramos imagem de outra árvore que desabou. Desta vez, na Praça da Juventude, onde o fluxo de pessoas é naturalmente bem menor durante à noite. Ninguém ficou ferido, nem houve danos materiais similares consideráveis, apenas o bloqueio da calçada pública, onde pessoas costumam caminhar.