Tendo sido detectada pela primeira vez na India em janeiro deste ano, a nova variante da COVID-19, conhecida como Arcturus presente em quase 40 países, já se encontra em solo brasileiro.
Também conhecida cientificamente como XBB.1.16, a cepa foi encontrada na segunda-feira (1) em um homem de 75 anos de idade no estado de São Paulo, onde o mesmo apresentou sintomas de gripe e febre no dia 7 de abril. O paciente foi encaminhado para atendimento privado e foi constatado que o mesmo estava com o esquema vacinal completo contra a COVID-19.
Os pacientes que são acometidos pela nova variante apresentam sintomas como irritação nos olhos, tosse seca e casos de febre, caso apresente os sintomas mencionados, procure um posto de saúde ou hospital para realização do atendimento.
Apesar do susto de uma nova variante em circulação, o Ministério da Saúde afirma que as evidências da linhagem da nova variante “não indicam riscos à saúde pública se comparada a XBB.1.5 (Omicron)”, principal variante que circula no país, contudo a entidade reforça a importância das pessoas continuarem a se vacinarem contra a COVID-19, para que seja evitado casos graves da doença.
Por Euclides da Cunha.com | João Pedro






