Neste sábado, 12 de julho, acontecerá a 20ª edição da ‘Festa do Sítio’, no Sertão de Canudos, uma das mais tradicionais celebrações no sertão baiano. O evento, que marca o encerramento dos festejos em louvor aos santos mais queridos do povo sertanejo – Santo Antônio, São João e São Pedro – acontece no emblemático Sítio Tomaz Vilanova, a cerca de 45 km do município (38 em asfalto) de Euclides da Cunha.
Mais do que uma festa, o evento é um verdadeiro manifesto de resistência e preservação da cultura nordestina. Localizado na terra do saudoso Pedro Sertanejo, o Sítio Tomaz se consolida como o maior centro de manutenção, preservação e revelação artística de toda a região nordeste da Bahia.
Nesta edição, o público vai poder desfrutar de uma programação recheada de artistas autênticos e apaixonados por sua terra. Entre as atrações confirmadas estão Rennan Mendes, Trio Sabiá, Catarino in Trio, Flor da Laranjeira, Cláudio Barris e muitos mais.
Importante destacar, que nos seis quilômetros de estrada de chão, ou seja, no quilômetro 179 da BR-116 sentido norte entrando à esquerda (para quem sai de Euclides da Cunha) são cerca de 6 quilômetros de estrada, e a recomendação transitar com velocidade abaixo de 40 por hora.
O Sítio Tomaz, tradicionalista e conservador de sua arte, é berço de músicos que não apenas tocam, mas vivenciam a cultura nordestina em sua essência. É um espaço que pulsa poesia, sanfona e tradição.