Luan Santana: Aprenda a lidar com suas feridas emocionais

Quantas vezes você já carregou o outro em sua mente?

Em alguns momentos por causa de preocupações, noutros porque você quer a aprovação ou a atenção dessa pessoa e as vezes por que gosta muito dela e não para de pensar nela.

Enfim, existem muitas coisas que nos fazem nos ligar a alguém, só que a pior maneira delas é o rancor.

Quando uma pessoa te fere, ela gera em você automaticamente uma memória de natureza emocional bem dolorosa. E isso acontece porque aquelas palavras ditas ou atitudes feitas contra você, atingiram diretamente algumas expectativas que tinha sobre aquela pessoa.

Ou seja, alguém que você acreditava que te faria bem ou que seria uma pessoa que lhe traria cura, agiu contra essa expectativa, frustrando-lhe.

As expectativas são frutos de nossas necessidades, elas podem ser importantes e essenciais como também podem ser exageradas e insaciáveis. Quem possui esse segundo tipo de necessidade com certeza vai se ferir com muito mais facilidade do que aqueles que tem o primeiro tipo.

De qualquer forma, temos que entender que nessa vida, uma hora ou outra, mesmo fazendo tudo certinho e querendo agradar os outros, seremos frustrados e teremos que lidar com isso.

Por isso se pergunte:

Fui ferido porque criei expectativas demais ou elas foram justas?

Essa pessoa que me feriu, ela sabia da minha expectativa? Ela merece mesmo ser responsabilizada por isso?

Eu permitir que essa pessoa fizesse o que fez? Posso ter sido ignorante com ela antes, ciumento ou ter pressionado demais ela, por exemplo, ou não dei limites para a ações que ela tinha contra mim.

O que me impede de perdoa-la? Meu orgulho? Desejo de se vingar? Estas coisas resolvem a minha ferida ou só a aumentam?

Enfim… no fim das contas, é importante que você use sua dor pra se conhecer e não para acusar o outro ou para sangrar seu trauma naqueles que não tem nada a ver.

Por isso, o caminho está em enfrentar e não em negar sua dor ou usá-la como desculpa para se tornar uma pessoa ruim, algo que você não é.
Uma psicoterapia pode te ajudar muito nisso… Enfrente 😉 Psicólogo Luan Santana
CRP: 03/11290

#amor #paz #fe #feliz #felicidade #perdao #paciencia

Por: Luan Santana – Imagem/Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *