Qualidade e credibilidade: Site celebra com convidados 17 anos de história

Tudo começou no dia 09 de junho de 2003. A partir dessa data, a forma de produzir e veicular notícias mudou para Euclides da Cunha e região. Hoje, quase duas décadas depois, o site euclidesdacunha.com celebra 17 anos de história, e reuniu amigos, leitores e parceiros para marcar a passagem da data.

Na sede do site, tudo colorido de azul e branco para receber os amigos. Durante todo o dia, a diretora do site, Jaciane Correia, recebeu os convidados, que foram instruídos a marcarem presença na hora agendada e usando máscara, medidas de prevenção contra o coronavírus.

No local, era possível observar as conversas nostálgicas, que relembravam o cenário histórico da cidade no ano em que o site foi ao ar, e a visão contemporânea da forma de produção de conteúdo, inclusive com a remodelação do layout do site, hoje mais moderno e mais interativo.

Interrompemos a apreciação calma e detalhada do ambiente por Ohniram Marinho, fundador da Tendinha Cultural, para saber dele a impressão sobre o site. “Eu conheço desde quando nasceu, e eu digo isso porque a Tendinha também nasce nessa época, então a gente já vem nessa parceria esses anos todos. A cultura são poucos veículos que se interessam em trabalhar com ela, e o euclidesdacunha.com é diferente, por isso que é esse sucesso, por isso tem essa credibilidade, porque se envolve realmente com os projetos culturais, os projetos sociais e de inclusão. Eu agradeço a Deus todos os dias ser parceiro do euclidesdacunha.com”, conta.

Dono de uma análise detalhada das coisas, nós questionamos ele também sobre a qualidade do conteúdo produzido. “Tem clareza. Quando a gente lê uma matéria do euclidesdacunha.com a gente conta para o próximo, porque sabe que ali contém a verdade, como aconteceu, sem enfeite, sem pintura”, explica.

Outra editoria que o site dá visibilidade são as colunas, e lá é possível encontrar os textos reflexivos do psicólogo Luan Santana (isso, psicólogo, não cantor!). Presente na celebração, ele falou para a gente como enxerga o portal. “Eu percebo que além do site ter o interesse em trazer notícias, também tem o interesse em trazer conhecimento. Eu agradeço muito, de verdade, por toda essa oportunidade de mostrar o meu conhecimento para a população, de contribuir. Eu acredito que o site tem esse papel fundamental, de atrair pessoas interessadas, de solucionar problemas e ajudar outras pessoas”.

Dezessete anos não são dezessete dias, e credibilidade não se compra, se conquista. É por isso que o site goza também da confiança do time empresarial da cidade. “Divulgar em um site que tem prestígio, não só aqui na cidade quanto na região toda, a visibilidade é outra”, afirma Elvis Stevam, gerente da Éconis Calçados.

Quem também atesta a qualidade do euclidesdacunha.com é o advogado e vereador Rubenilson Campos. Ele achou espaço na agenda para prestigiar o momento. “Eu vejo o euclidesdacunha.com como uma referência no jornalismo, no tocante também ao entretenimento, e sempre trazendo boas notícias, deixando os euclidenses e todos que verificam o site sempre bem informados, de forma imparcial, e isso é importante que se diga”, avalia. Rubenilson é idealizador do Projeto Estudante Nota 10, que conta com o apoio do site na divulgação.

Encontramos também Fábio Oliveira, capitão da Polícia Militar e atualmente coordenador do Centro Integrado de Comunicação da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Quem usa as leis como guia para o exercício da atividade, também atesta positivamente a qualidade do portal. “É um site que a gente tem confiança, tem credibilidade, porque hoje em dia, nesse universo, com WhatsApp e tudo isso, a gente vê que existe uma preocupação em passar a informação sem verificar fonte e se há veracidade no que está sendo transmitido, e a gente vê que o euclidesdacunha.com tem essa preocupação em estar transmitindo algo confirmado”, avaliou.

Quem também marcou presença foi o primeiro idealizador do site, Danilo Marcel.

Mas o que diz a diretora Jaciane Correia?

“É um dia especial para mim e para o município”. Ela falou das inúmeras contribuições que o Portal de Notícias deu para todos que tiveram contato com o conteúdo publicado.

Como de costume, ela lembrou e prestou homenagem ao saudoso José Dilson Pinheiro, que era âncora do site e esteve junto com ela desde o início do projeto. “Ele realizou um trabalho de excelência, com incríveis reportagens, e deixou um norte para nos guiar, além de um legado de seriedade, qualidade e credibilidade”, lembra.

Em nome do saudoso amigo e colaborador, Jaciane agradeceu os clientes, amigos, equipe e internautas, que, segundo ela, “são um pedaço dessa construção imensurável do site”.

Na sede do site, ela recebeu os convidados com carinho e atenção, e para cumprir 100% com a verdade, também com salgados e doces deliciosos. Como não podia deixar de ser, fez questão de registrar o momento com todos e agradecer a presença. Ela estava grata, feliz e emocionada.

Uma resposta para “Qualidade e credibilidade: Site celebra com convidados 17 anos de história”

  1. Meu Compadre Espiritual Jaciel Correia, quero parabenizar a toda essa Equipe pelo trabalho que desenvolve qualidade em prol da informação responsável que também chega aos nossos Irmãos e nossas Irmãs que vivem a experiência da Diáspora Caatingueira. Eu que vivi essa experiência por muitas décadas sei o quanto as notícias do nosso mundo representam na Diáspora. Quero também reverenciar a Memória do Irmão José Dilson. Ainda convém lembrar que a nossa terra tem uma tradição histórica com a qualidade da informação. Se o Meu Compadre Jaciel me permite, ao longo das ações do governo para o massacre de Canudos, através da Guerra, o Conselheiro recebia informações de qualidade precisa de vaqueiros, tropeiros, carreiros e demais trabalhadores rurais que lhe passavam dados sobre os movimentos das tropas mobilizadas contra Canudos. De Queimadas a Monte Santo, de Juazeiro a Uauá Antonio Conselheiro tinha informações precisas sobre aquelas mobilizações bélicas. Foi assim que a Expedição Pires Ferreira foi rechaçada em Uauá quando se deslocava de Juazeiro para atacar Canudos.

Deixe um comentário