Luan Santana: Não deixe o medo roubar sua vida

O medo tem uma natureza bem sorrateira em nossa vida psíquica.

Já atendi muitas pessoas que tiveram suas vidas estagnadas devido ao medo, pois além de ser algo que rouba da gente oportunidades, tira também a leveza de uma vida espontânea e equilibrada.

Mas hoje eu quero falar sobre mim, pois se tem uma pessoa que guarda arrependimentos pelo que não viveu, essa pessoa sou eu. Desde pequeno, me escondi dentro de casa, no meu mundo de videogames e na proteção da minha família, com medo do mundo lá fora e de ser tragado por ele.

Na adolescência, eu tinha medo da rejeição e de ser enganado. E isso me fazia ter um lado bom para as pessoas, mas também me fez ser desengonçado, pois eu sempre evitava os meus próprios sentimentos e meu próprio jeito, com medo de não ser aceito pelas pessoas que eu gostava.

No começo da vida adulta, experimentei tudo isso de forma ainda mais intensa. Precisava tomar uma providência após a faculdade, e eu duvidava até daquilo que era óbvio sobre mim. Porque o medo faz isso, ele começa a te convencer que você não é tão bom assim, pois afinal, o propósito dele não é fazer você viver sua vida, mas de preservá-la a ponto de te forçar a fugir de tudo o que te faz bem para evitar o que te faz mal.

E hoje, depois de muitas experiências e de olhar para traz e ter conquistado tantas coisas, ainda me deixo ser levado pela ansiedade do dia seguinte. E nisso, eu entendo uma coisa: que se hoje, próximo dos meus 30 anos, eu ainda fraquejo, significa que quando pequeno, eu não estava apto a tomar as decisões que hoje eu gostaria de ter tomado naquela época. Aprendi a fazer as pazes com o luanzinho do passado (kkk), pois ele cometeu seus erros, mas também foi ele que me trouxe até aqui.

E nisso entendo que todos nós em algum momento devemos “forçar a maturidade”, pois quem vive tentando se proteger, nunca vai se expor o suficiente para aprender com seus erros. Ou você enfrenta o que te paralisa, ou isso vai te fazer ser um eterno arrependido.

Afinal, o problema não é ter medo, mas se omitir das guerras que precisamos lutar em busca daquilo que nos faz bem.

Psicólogo Luan Santana
CRP: 03/11290

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *