Covid-19: Ribeira do Pombal atinge a marca de 20 óbitos

Ribeira do Pombal, município circunvizinho com segunda maior população – 53,9 mil, de acordo o censo estimativo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para o ano de 2020 – atingiu a marca de 20 óbitos, no dia 14 de outubro, pelo novo coronavírus (Covid-19).

O dado mostra que o município é disparadamente o mais afetado na região, em números absolutos, tanto em mortes quanto em contaminados, que agora já passam de 800, conforme acompanhamento estatístico do site euclidesdacunha.com – gráfico 1.

Gráfico 1. Arte: euclidesdacunha.com
Gráfico 1. Arte: euclidesdacunha.com

Em números absolutos, o município tem a maior quantidade de mortes pela infecção viral, 8 a mais que Uauá ou Jeremoabo, que já registraram 12 óbitos, cada. Demais municípios circunvizinhos, bem como Monte Santo, Cícero Dantas, Tucano, Euclides da Cunha, Canudos, Quijingue e Banzaê, o número de óbitos é abaixo de 10 durante esse período de pandemia, conforme gráfico 2.

Gráfico 2. Arte: euclidesdacunha.com
Gráfico 2. Arte: euclidesdacunha.com

Já em números relativos, Ribeira do Pombal figura como o segundo na região, com taxa de letalidade de 0,37/1 mil habitantes, apenas 1 centésimo a mais que o terceiro município com maior taxa de mortes: 0,36, que é de Canudos. A maior taxa de letalidade segue sendo do município de Uauá: 0,49/1 mil de população.

Gráfico 3. Arte: euclidesdacunha.com
Gráfico 3. Arte: euclidesdacunha.com

O primeiro óbito atribuído ao município de Ribeira do Pombal ocorreu no dia 30 de abril. Passados 170 dias após esse registro a média de óbitos é de 1 a cada 8,5 dias, já a média de contaminados é superior a 5 por dia.

Gráfico 4. Arte: euclidesdacunha.com
Gráfico 4. Arte: euclidesdacunha.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *