Festa na reeleição de Luciano Pinheiro

Por: Jaciel Correia

Resultado de eleição no Brasil tem sido considerado um exemplo para muitas nações. Mas nesta eleição o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passou por momentos de instabilidade em seus sistemas de informação e críticas por parte da população pela falha na apuração e divulgação das parciais. De qualquer forma, poucas horas após o encerramento já é possível saber quem saiu ou não vitorioso, de forma oficial. De forma não oficial isso é mais rápido ainda. Demora alguns minutos.

Assim essa última premissa se confirmou mais uma vez em Euclides da Cunha. Foram necessários apenas 20 minutos da 17ª hora do Dia Proclamação da República para eleitores e simpatizantes do prefeito Luciano Pinheiro (PDT) saírem as ruas comemoram a reeleição.

Isso é possível porque a conectividade permite que rapidamente pessoas troquem informações sobre o resultado da votação de cada sessão eleitoral, compartilhando cada resultado. Assim, os comitês eleitores chegam a uma conclusão antes mesmo de a Justiça Eleitores divulgar as parciais ou o resultado final. O TSE ainda não concluiu a contagem de votos em Euclides da Cunha, mas com 98% das urnas apuradas e uma diferença de mais de 5 mil votos, Luciano Pinheiro está matematicamente reeleito prefeito de Euclides da Cunha.

A festa que indicava a vitória de Luciano Pinheiro foi sinalizada pelo movimento de veículos pelas ruas e queima de fotos. Nas redes sociais na Internet isso ocorreu mais cedo ainda, quando os grupos se conversa já consolidavam o possível resultado.

Mas uma festa em si não é algo solitário, mesmo em tempo de pandemia, onde é necessário evitar a aglomeração de pessoas. Mesmo assim, uma grande quantidade de pessoas imediatamente acorreu até a casa do prefeito para festejar a vitória.

A festa se espalhou por toda a cidade, sendo intensificada por uma carreata.

É a comemoração da reeleição de Luciano Pinheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *