Ribeira do Pombal ultrapassa a marca de 1 mil casos de Covid-19

Ribeira do Pombal se consolida como o município circunvizinho mais afetado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Em números absolutos, é o município com os maiores números em casos confirmados, recuperados e óbitos.

Periodicamente o site euclidesdacunha.com analisa os dados dos municípios de Banzaê, Canudos, Cícero Dantas, Euclides da Cunha, Jeremoabo, Monte Santo, Novo Triunfo, Quijingue, Ribeira do Pombal, Tucano e Uauá.

Sete meses após o primeiro caso confirmado, Ribeira do Pombal contabilizou 1.010 infectados no último dia 15 de novembro. Primeiro caso ocorreu no dia 19 de abril, um homem de 52 anos de idade, que acabara de chegar do estado de São Paulo.

Entre os municípios circunvizinhos com população acima de 50 mil habitantes, Ribeira do Pombal foi o que registrou o avanço mais rápido da infecção viral. Tucano é o segundo mais contaminado, com quase 900 casos confirmados e 8 óbitos. Cícero Dantas ocupa o terceiro lugar, com mais de 850 casos confirmados. Euclides da Cunha e Monte Santo também tem população numericamente aproximada, mas o avanço da pandemia parece estar mais controlado, pois o número de infectados é pouco maior que um terço. Esses números são absolutos.

No número de óbitos, Ribeira do Pombal lidera a estatística, com 25. Jeremoabo, Uauá e Cícero Dantas têm 10 ou mais óbitos registrados, respectivamente, 13, 12 e 10. Mais dados: Monte Santo (9), Tucano (8), Canudos e Euclides da Cunha (7), Quijingue (2), Banzaê e Novo Triunfo (1).
Quanto aos números relativos, tudo muda significativamente. Ribeira do Pombal cai para quarto lugar, com 1,87 da população já infectada. Os três municípios mais afetados são: Banzaê (3,34%), Cícero Dantas (2,76%) e Uauá (2,30%).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *