Prazo segue até o dia 31 de maio para as inscrições dos cursos de qualificação profissional

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) prorrogou, para até o dia 31 de maio, as inscrições para 44 cursos de qualificação profissional (Formação Inicial e Continuada – FIC) do Programa Educar para Trabalhar. O cursos são voltados para estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio da rede pública estadual de ensino no ano letivo de 2020/2021, além dos egressos do Ensino Médio ou de cursos técnicos de nível médio (Educação Profissional e Tecnológica) que concluíram entre os anos de 2016 e 2020. Com aulas a serem iniciadas no dia 14 de junho, os cursos ofertados são de Educação à Distância (EAD). As inscrições podem ser realizadas no endereço https://bityli.com/MgdKr. A iniciativa visa preparar os jovens e adultos para a inserção e a reinserção no mundo do trabalho.
Dentre os cursos ofertados em diferentes eixos, destacam-se: Programador de Dispositivos Móveis; Operador de Tratamento de Águas e Afluentes; Operador em Petróleo e Gás; Confeiteiro;  Assistente de Recursos Humanos; Auxiliar Agropecuário; e  Organizador de Eventos. A relação completa dos cursos e demais informações podem ser acessadas no endereço www.educacao.ba.gov.br/educarparatrabalhar.
O estudante Willian Victor Oliveira, 17, 1º ano, do Colégio Estadual Helena Magalhães, em Salvador, já fez a sua inscrição para o curso técnico em Administração. “Realizei a inscrição para me recolocar no mercado de trabalho e, também, pelo fato de ser importante para o meu crescimento profissional e currículo, pois estou disposto a aprender e oferecer o meu melhor. Trabalhar com atendimento ao público é uma área importante que desejo ter conhecimento e aprimoramento”, contou.
O estudante que está matriculado regularmente no Ensino Médio poderá escolher qualquer curso do seu interesse para fazer a sua inscrição. Já o aluno matriculado em um curso técnico da rede estadual realizará a inscrição em um dos cursos FIC (qualificação profissional) do mesmo eixo tecnológico do seu curso técnico. A metodologia de ensino utilizada será de Educação à Distância (EAD), com atividades remotas realizadas com o apoio de monitores, tutores e equipe de apoio para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e de apoio ao estudante.
Requisitos – Entre os requisitos para a inscrição, o candidato deve ser residente e domiciliado no Estado da Bahia; possuir Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) válido; ser estudante regularmente matriculado no Ensino Médio da rede pública estadual de ensino no ano letivo de 2020/2021 e possuir frequência neste ano letivo; ou ser egresso do Ensino Médio e do curso da Educação Profissional Técnica de Nível Médio da rede pública estadual, no período de 2016 a 2020.

Seleção – O processo de seleção dos candidatos inscritos será feito por Sorteio Eletrônico, no dia 1º de junho. A listagem com o resultado parcial do processo de seleção com a indicação dos nomes dos classificados será divulgada na mesma data do sorteio e o resultado final, no dia 4 de junho, ambos no Portal da Educação. A matrícula será realizada no período de 5 a 13 de junho, de forma automática, sem a necessidade da presença do candidato.

 
Fotos: Josenildo Almeida- Ilustrativa/ Divulgação
 
Ascom: Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *