Avanço da pandemia de Covid-19 sob controle? Dados do mês de maio mostram estabilidade em Euclides da Cunha

Dados do mês de maio de 2021 indicam uma queda no número de contaminações por Covid-19 no município de Euclides da Cunha, em comparação com o mês de abril de 2021. De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde de Euclides da Cunha, no mês de maio foram registrados 377 novos casos de Covid-19, contra 401 registrados no mês anterior.

A queda nas contaminações foi de quase 6%. Indicador menos negativo é na quantidade de óbitos: 2, mesma quantidade do mês de fevereiro de 2021, mês deste ano com maior controle da pandemia.

O indicador do mês de maio parece positivo, mas pode ser considerado insuficiente para determinar que a pandemia está sob controle no instante em que a vacinação avança. Segundo dados da Prefeitura Municipal de Euclides da Cunha, mais de 20 mil doses de vacinas já foram aplicadas. Isso representa um terço da população vacinada com 1 ou 2 doses dos imunizantes.

Para muitos pesquisadores, com 30% da população vacinada contra a Covid-19 já são esperados resultados promissores no controle da pandemia. Mas isso depende da eficácia do imunizante, pois o uso de vacinas de menor eficácia pode atrasar os objetivos pretendidos. Outrossim, outros pesquisadores acreditam que o controle da pandemia, de fato, deve ocorrer com 70% da população vacinada.

Se considerarmos as projeções de população do IBGE para o ano de 2020, Euclides da Cunha tem aproximadamente 35% da sua população vacinada com ao menos 1 dose das vacinas. Mas, somente 12% da população receberam as duas doses das vacinas. Esse percentual mostra que o controle da pandemia via vacinação depende da aplicação da segunda dose nas mais de 15 mil pessoas que só receberam a primeira dose das vacinas.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Euclides da Cunha, o município já registrou, até este sábado (5) 2.702 casos, com 93,49% (2.526) pacientes recuperados e 34 óbitos. Há, ainda, 142 casos ativos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *