Povoado Pedra Vermelha: sua história

O Povoado Pedra Vermelha, fundado em 1945, nasceu da antiga “Fazenda Pedra Vermelha”, nome dado por vaqueiros que na época, buscando local de descanso e águas para seus rebanhos. descobriram a grande laje, coberta por líquen vermelho-claro, daí a denominação que permanece até a presente data.

Primeiros moradores: João Facho (pai de Arlindão), Belo, Jinu, Tininho, José Ferreira da Silva, Maria Francisca da Silva (Maria Facho), os pais de Donana, José Facho e Moisés (Inspetor).

Primeiros Comerciantes: Dona Nicó e Jinu, Torquato, Lúcio do Cassucá, Policarpo e Brigadeiro.

Primeiras Casas Comerciais: Carlos do Pombo, José Andrade, Brigadeiro, José Policarpo Ribeiro, Neném do Zuza, Hotel de Dona Etelvina Moura, Padaria do Jonas Souza, Padaria do Isaias, Pedro Ferreira, Loja de Tecidos do João Xavier, Farmácia do Agostinho Ferreira, posteriormente do Lino Rodrigues.

Primeira Feira Livre: 05 de dezembro de 1945.

Primeira Escola Mista: Construída por Walter Caldas em 1949, tendo como primeira professora a Sra. Maria Dantas.

Destaque na Educação: Tibiriçá Macêdo de Andrade.

Outras Personalidades: Antonia do Pedrão (Parteira). Maria Cinema (Rezadeira), Arlindinho (Curador) e Mané da Velha.

Padroeira do Povoado: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, cuja Capela foi construída por Laurentino Silva e os festejos são realizados todo dia 24 de julho.

Festejos: No Povoado as tradições são voltadas às festas de cunho religioso, a exemplo de Reisados (Folia de Reis em janeiro), Procissões do Mês de Maria (maio), o tradicional São Pedro (29/06) e a Festa da Padroeira (24/07) que nos anos 2020/2021 não foi celebrada como antes devido à Pandemia.

Representação Política: Policarpo Ribeiro, José Andrade (Brigadeiro), Cristiano Moura da Silva, Manoel Felix Rocha Nogueira, Jorge José Andrade, Reinaldo José Andrade, Menilton Miranda, Gerôncio da Silva Andrade, Martinho de Jesus, Jânio Aparecido e Arthur Macêdo Costa.

PEDRA VERMELHA NOS DIAS DE HOJE 

Muita coisa mudou para melhor no Povoado que hoje conta com asfalto que liga o Povoado a Sede do Município, uma estrutura de uma verdadeira cidade, com todo tipo de serviço e comércio, prestes a inaugurar a rede de distribuição de água da Embasa, mais de 10 mil metros de calçamento realizado nos últimos meses, Antena de Telefonia Móvel e um Colégio de Ensino Médio: Colégio Estadual de Campo de Pedra Vermelha, sem dúvida o maior e melhor espaço para Ensino do Município de Monte Santo e que será inaugurado em breve, tudo mediante os esforços dos representantes do lugar, pela força do trabalho e também em razão de grandes representações políticas, como podemos constatar no item anterior.

Sede da 6ª Região Administrativa do Município, engloba os seguinte Povoados e Fazendas: Açude; Alto da Favela; Baixa Verde; Barreira 1; Barreira 2; Barriguda; Bastião; Bebedouro; Belos Campos; Boa Vista; Bom Sucesso; Cabeça da Vaca; Cacimba; Caiçara; Caldeirãozinho; Calumbi; Calunga; Campo Grande; Canas; Capim Grosso; Capivara; Caraiba; Caramujo; Cassucá; Ceroula; Feliciano; Flores; Fortuna; Gravatá; Horizonte Novo; Ipoeira; Itapicuru; Jabucunã; Januário; Junco dos Peixinhos; Jurema da Boa Vista; Lage; Lage de Baixo; Lage do Veado; Lage Grande; Lagoa Bonita; Lagoa Comprida; Lagoa da Lage; Lagoa da Onça; Lagoa da Pedra; Lagoa da Umburana; Lagoa do Mandu; Lagoa Formosa; Lagoa Grande; Lajedo; Mandi; Maratiá; Massaroca; Mundo Novo; Nossa Senhora do Rosário; Onça; Paciência; Pau D’Arco; Pau Ferro; Pé de Serra; Pedra do Bertolino; Pedrinha; Penedo; Poço da Caraiba; Poço do Boi; Poço do Umbuzeiro; Queimadas; Quixabeira; Raposo; Retiro; Riacho da Pindoba; Riacho do Coelho; Riacho do Mel; Sem Terra; Sítio do Angelo; Sítio do Geraldo; Sítio do Zezé; Surucuiuba; Tanque; Umburana Brava; Vargem Grande; Várzea de Fora e Volta da Serra.

Em razão de suas terras férteis e planas o entorno de Pedra Vermelha é uma área propicia para edificação de sítios para plantios e pequenas chácaras, bem como para construção de residências e implantação de diversos empreendimentos. Vale dizer que Pedra Vermelha vem se destacando como um dos ótimos polos para investimentos no Município de Monte Santo.

Pedra Vermelha tem seu povo, sua história, seus cantos e encantos, contados num extenso e detalhado histórico (ainda em fase de revisão), pela brilhante Professora Maria do Carmo Andrade, que em breve publicaremos por aqui.

Fonte: MonteSanto.net

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *