Outro ano e outra saudade: Carnaval das Muquinhas

Carnaval das Muquinhas: Única manifestação carnavalesca pública de grande porte que ocorre no município de Euclides da Cunha – BA.

O portal de notícias euclidesdacunha.com entrevistou o presidente das Muquinhas, Ueliton, que contou com exclusividade sobre a origem e também da saudade imensurável, trazendo lembranças e principalmente expectativas de uma próxima edição repleta de novidades.

O início

Em 2015, cinco amigos resolveram se reunir no bairro Pau Miúdo em Euclides da Cunha – BA, com o desejo de partilhar alegria e festejar o período carnavalesco, nesse momento o Carnaval das Muquinhas saiu da casa das idéias para as ruas euclidenses.

Carnaval das Muquinhas

Muquinhas faz alusão as Muquiranas que é um dos mais importantes blocos de Carnaval de Salvador desde 1965. As Muquinhas invadem o centro do bairro Pau Miúdo, travestidos e pessoas também trajam as mais inusitadas fantasias, no evento tem concurso de fantasia e da Muquinha mais nova.

Do percurso e atrações musicais

O bloco sai do bairro Pau Miúdo descendo a Avenida Almerindo Rehem, retorna pela Avenida Rui Barbosa atravessa a Rua da Usina e retorna ao marco zero do evento, já teve como atração musical Rodrigão e os Feras da Pimenta, além do som mecânico/“paredão”.

O apogeu

O Carnaval das Muquinhas ganhou uma quantidade de adeptos que surpreendeu a organização do evento, nas últimas edições, onde foi difícil realizar o concurso da Muquinha mais nova e de fantasia, teve apoio do poder público municipal, do ex-vereador Mergulho; a expansão foi motivo de grande alegria. Ueliton o presidente das Muquinhas expressa a importância para a comunidade:

“Fico grato e feliz, pois antigamente o pessoal tinha uma má visão sobre o bairro Pau Miúdo e foi através do bloco que levantamos o nome do bairro, a gente vê pessoas que não víamos antes por lá, como eu sou morador do bairro há muitos anos a gente nunca viu certas pessoas, né… E através do bloco a gente viu pessoas de um patamar maior, e isso quebrou aquela visão que o pessoal tinha de ser um bairro marginalizado e isso quebrou… me deixando muito feliz e também pelo bloco ter crescido.”

Sobre a saudade

Quando chega fevereiro, as lembranças surgem nas redes sociais de Ueliton, e, certamente de muitas pessoas que compõem o bloco das Muquinhas, um vazio se instala e toma profundidade principalmente no final de semana em que aconteceria o evento, aquela felicidade exata deu lugar para a saudade que agora é demasiada.

Espera e esperança

A sexta e última edição do Carnaval das Muquinhas aconteceu em 2020, naquele tempo feliz não imaginávamos as dores que iríamos colecionar durante o atravessar desse período pandêmico, mas esse hiato permitirá que a sétima/próxima edição seja de resiliência e muitos sorrisos junto aos amigos e familiares imersos em confete e purpurina.

O que prevê a próxima edição

Ueliton destaca novos projetos voltado para crianças, o resgate de marchinhas de carnaval e músicas ícones tais quais de Dodô e Osmar, buscando agradar todos os públicos que vão seguir atrás do bloco das Muquinhas em Euclides da Cunha – BA, os foliões devem ficar na expectativa de inovação com a mesma essência.

Uma mensagem do presidente do bloco das Muquinhas para os foliões

“A pandemia veio e deixou a gente triste, mas as Muquinha é um bloco de magia, fantasia, um bloco de alegria… Perdemos muitos familiares, mas o bloco está aí, só aguardando a pandemia cessar e as normas sanitárias permitirem, para trazer a alegria novamente, uma alegria no mês de fevereiro, aquela alegria que o carnaval proporciona. A mensagem é: Esperança.”

 

📸: Arquivo Euclidesdacunha.com

Euclidesdacunha.com/Mayana Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.