Após não cumprimento da ordem judicial pelo bilionário Elon Musk, a rede social ficará fora do ar até segunda ordem.
Na tarde desta sexta-feira (30), o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Morais, comunicou a Anatel para determinar a suspensão imediata da rede social após a não nomeação de um representante legal da X no Brasil por não cumprimento de ordens judiciais exigidas pelo ministro, como as investigações.
No dia 17 de agosto, a rede social anunciou o fechamento de seu escritório aqui no Brasil, alegando que Alexandre de Morais havia ameaçado prender a representante legal da empresa no país.
Dias após o fechamento do escritório da X no Brasil, o Supremo Tribunal Federal no dia 28 de agosto mandou um mandato de intimação exigindo que Elon Musk nomeasse um representante legal da empresa no país em até 24 horas, com a ameaça da suspensão da rede social no Brasil.
Após nenhuma ação do bilionário na nomeação para o cargo, o ministro Alexandre de Morais determinou a suspensão da rede social à Anatel, que desde então vem bloqueando o acesso dos usuários a plataforma. Além disso, o ministro deu um prazo de 5 dias para a Google e a Apple retirarem o aplicativo de sua loja oficial aqui no Brasil.
Caso qualquer pessoa ou empresa tente acessar a plataforma por meios externos, como as VPNs (Virtual private network), sofrerá multa diária de R$50 mil.
Por: Leonardo Pinheiro / euclidesdacunha.com
Fonte: G1
Imagem: Reprodução