O jovem Euclidense Marcos Souza, Presidente da Associação Comunitária de Agricultura Familiar do povoado Pai Tomé e Secretário de Juventude do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Euclides da Cunha, está entre os representantes da juventude baiana na 5ª Plenária Nacional da Juventude Rural.
O evento, que acontece em Brasília, entre os dias 18 a 21 de novembro, reúne cerca de 250 jovens de todas as regiões do Brasil. Com o tema “Sucessão rural e sindical: fortalecer a luta para colher conquistas”, a plenária tem como objetivo principal fomentar debates e reflexões sobre a sucessão rural e sindical, promovendo a permanência dos jovens no campo e o avanço das conquistas no movimento sindical e na agricultura familiar.
Para Marcos Souza, a oportunidade é um marco significativo na luta pelo fortalecimento do campo e pela valorização da juventude rural. “A nossa luta por sucessão rural vai além de permanecer no campo; ela envolve o fortalecimento de nossas raízes, da agricultura familiar e do movimento sindical. Precisamos estar unidos para garantir um futuro mais digno para as próximas gerações”, destaca ele.
O jovem Euclidense também ressalta a importância de levar os aprendizados para sua comunidade em Pai Tomé: “Quero voltar para minha comunidade com aprendizados que podem fortalecer o trabalho da nossa associação e melhorar a vida das famílias. Aprender como outros jovens têm desafios enfrentados, como conseguir acesso à terra, usar tecnologias sustentáveis ou melhorar a venda dos produtos, é algo que pode inspirar novas ideias para a nossa realidade”, explica.
Marcos também menciona a importância de programas como o Pronaf Jovem, que podem abrir portas para mais oportunidades no campo.
euclidesdacunha.com / Cláudia Xavier