Ataque dos EUA e de Israel deixaram mais de 200 vítimas fatais no Irã até o momento, segundo a mídia estatal iraniana

A mídia estatal do Irã divulgou neste sábado (28) que uma série de ataques militares coordenados pelos Estados Unidos e por Israel contra o território iraniano teria deixado pelo menos 201 mortos e cerca de 747 feridos em diversas províncias do país, segundo relatos que citam a Sociedade do Crescente-Vermelho do Irã.

Os ataques, que ocorreram na manhã de sábado, atingiram alvos militares e civis em grandes cidades como Teerã, Isfahan e outras regiões, resultando em explosões e cenas de destruição que foram amplamente registradas por moradores e vídeos nas redes sociais.

Entre os alvos reportados estão áreas próximas à capital e infraestruturas importantes, e a cobertura da imprensa iraniana destaca que instalações também voltadas a educação, como uma escola na cidade de Minab, foram atingidas, com números elevados de vítimas civis, incluindo crianças, conforme agências estatais locais.

O governo iraniano classificou os ataques como uma “agressão militar criminosa” e afirmou que não há comunicação com os Estados Unidos após os episódios, descrevendo a ação como ilegal e sem justificativa.

Em resposta, autoridades iranianas prometem represálias e defendem que têm o direito de se defender, enquanto notícias internacionais relatam que a situação elevou tensões na região e gerou temores de uma escalada maior do conflito.

Até o momento, ainda não há confirmação independente dos números divulgados pela mídia iraniana, e as partes envolvidas não forneceram estimativas oficiais únicas sobre o total de vítimas nos ataques. As informações seguem em desenvolvimento.

Por: Euclidesdacunha.com / Redação

Fonte: G1