Dando início nesta segunda-feira (17), o programa Desenrola Brasil, do governo federal, é destinado para brasileiros que necessitam uma renegociação de suas dívidas.
O processo de renegociação pode ser através de contato direto entre o cliente e as instituições financeiras, nas quais existem débitos. Caso tenha o nome limpo, será possível solicitar um prazo maior do pagamento da dívida, assim como, solicitar um novo empréstimo e até mesmo fechar um contrato de aluguel.
Para participar do programa é bem simples, as negociações serão feitas no portal oficial do programa, mas é necessário que tenha uma conta criada no portal do governo federal (www.gov.br) e seguir as instruções necessárias para obter certificação prata ou ouro, para que seja apto a participar. Dentro da plataforma, os cidadãos terão acesso a todas as dívidas que poderão ser negociadas dentro das regras do programa e qual o andamento de seus processos.
A iniciativa do governo é de atender devedores pertencentes a três tipos de faixas, onde a terceira terá seu início em setembro. A primeira é para pessoas físicas que recebem renda bruta mensal de até dois salários mínimos e que tenham cadastro no programa CadÚnico. Nessa faixa, poderão ser negociadas dividas financeiras e de consumo como contas de água, luz, telefone ou varejo que estejam negativadas entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2022 e não ultrapassem o valor total de R$ 5.000.
A faixa 2 podem participar pessoas que possuam renda mensal de até R$ 20 mil e que possuam dividas no cadastro de inadimplentes até 31 de dezembro de 2022. NO caso em questão, a negociação pode ser feita diretamente entre o devedor e a instituição, com o prazo mínimo de até 12 meses para pagar.
Para saber mais do novo programa e tirar mais dúvidas em relação a sua situação, acesse o site https://www.serasa.com.br/limpa-nome-online/desenrola-brasil/.
Por Euclidesdacunha.com | João Pedro
Fonte: R7.com, Portal Desenrola Brasil
Fonte imagem: PronaTEC






