Desafio Arara de Lear, em Euclides da Cunha, vai unir competição de ciclismo e preservação da natureza

No dia 11 de setembro, a cidade de Euclides da Cunha será palco de um grande evento de ciclismo, que vai alinhar aventura, diversão, competição e preservação da natureza, o Desafio Arara de Lear.

Com R$22mil em prêmios, o evento de mountain bike será arbitrado pela Federação Baiana de Ciclismo e contará com três categorias: Pro, Sport e Iniciante, esta última uma grande novidade nas competições já realizadas na cidade e região. Para os participantes da categoria Pro, o percurso será de 75 quilômetros e altimetria de 1.500 metros; a categoria Sport traz um percurso de 46 quilômetros e altimetria de 800 metros. Já a voltada para os iniciantes, o percurso será leve, com 20 quilômetros e altimetria de apenas 200 metros.

Foto: Ivan Carlos

Mais do que promover um dia repleto com muita emoção, o desafio também traz, em toda a sua concepção, um propósito nobre: contribuir para a preservação da Arara Azul de Lear, uma ave rara, que só é encontrada no sertão baiano, mais especificamente nas cidades de Euclides da Cunha, Canudos e Jeremoabo, e com perigo crítico de extinção. Segundo o Projeto Jardins da Arara de Lear, estima-se que, hoje, existem menos de dois mil indivíduos da espécie, e todos sofrendo com diversos tipos de ameaças.

Edvânio Pereira dos Santos, professor, ciclista e organizador do evento destaca que o desafio terá uma contrapartida socioambiental importante. ” A cada inscrição realizada pelo atleta, 10% serão destinados ao Projeto Jardins da Arara de Lear, que é uma entidade atuante na região e que luta exclusivamente pela preservação da ave”, explica.

Por: Ivan Carlos

Outra novidade do Desafio Arara de Lear é que haverá troféu para os primeiros cinco colocados em todas as categorias e medalha de participação para os demais. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do site https://inscricoes.bike. Se preferir, clique aqui e será direcionado diretamente para a página do evento, onde você encontra mais detalhes sobre as inscrições. Seguindo o Instagram do desafio você também pode acompanhar todas as novidades: @ desafioararadelear

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.