Tita da Água é reeleito presidente da CMV de Euclides da Cunha

Em sessão ordinária realizada na noite desta segunda-feira (23), vereadores de Euclides da Cunha elegeram a mesa direta que conduzirá os trabalhos da Casa Legislativa no biênio 2023/2024. A chapa encabeçada pelo atual presidente da Câmara Municipal de Vereadores (CMV) não teve concorrência, e foi composta por Tita da Água (presidente), Simone Matos (vice-presidente), Junior da Pax (1° secretário) e Ednalvo Guerra (2° secretário).

A votação desta última sessão encerrou um embate provocado por um grupo de vereadores que não concordou com a candidatura de Tita da Água a mais um mandato consecutivo e ajuizou a questão.

O embate durou quatro semanas, tendo seu início na sessão do dia 25 de abril, quando foi pautada a eleição da nova diretoria da CMV e a posse do mandato do vereador suplente Diego Costa, que ocupa agora a vaga da vereadora Norma Abreu, licenciada para assumir o carpo de Secretária Municipal da Educação.

Na sessão do dia 25 de abril e durante vários dias consecutivos, o presidente da CMV não conseguiu abrir a sessão por falta de quórum. Foram seis sessões remarcadas, até que os vereadores faltantes conseguiram um acordo para que a sessão acontecesse de forma presencial, e não mais online, como vinha ocorrendo desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Nesse período, vereadores não satisfeitos com a chapa única registrada para concorrer à presidência da CMV já haviam ajuizado a votação e, após uma semana de ausência, conseguiram uma liminar na Justiça para que a votação da mesa diretora fosse retirada da pauta. Até então, compareciam às sessões somente os quatro vereadores que compunham a chapa da mesa diretora e os edis Valdemir Dias, Ireno Barreto e Messias da Serra.

Com a segurança da liminar, a sessão ordinária do dia 9 de maio foi aberta e o vereador Diego Costa tomou posse do cargo. Os trabalhos da casa aconteceram normalmente no dia 16 de maio.

Essa normalidade não aconteceu na sessão desta segunda-feira (23), após a votação da mesa diretora ser colocada em pauta. Dos 12 vereadores presentes no início da sessão, apenas 7 se mantiveram na sessão para a votação autorizada pelo Tribunal de Justiça da Bahia através de decisão que suspendeu os efeitos da liminar que impedia essa votação.

Votaram e aprovaram a chapa liderada por Tita da Água os vereadores Simone Matos Junior da Pax, Ednalvo Guerra, Valdemir Dias, Ireno Barreto e Messias da Serra, além de o próprio Tita da Água.

Esse é o terceiro mandato de Tita da Água como presidente da CMV de Euclides da Cunha.

Uma resposta para “Tita da Água é reeleito presidente da CMV de Euclides da Cunha”

Deixe um comentário