Luan Santana: Salve-se do seu silêncio

Imagem: Divulgação

Olá, pessoal
Já tive experiências suficientes tanto de vida como profissional para lhes afirmar que o silêncio é sinal de sabedoria, mas também uma espécie de suicídio a conta gota.

O silêncio quando é dado como resposta para ofensas, críticas, perseguições, traições ou porque simplesmente não tem nada de útil a acrescentar, é motivo de orgulho a quem sabe usá-lo, pois nos livra de vários perigos e evita conflitos desnecessários. Contudo, o silêncio se torna no seu maior inimigo quando aquilo que te afeta não vem de outra pessoa, mas de si mesmo.

Como fica o coração de uma pessoa que se denigre o tempo inteiro? Que se critica todos os dias? Que se põe para baixo e faz de si mesmo tão pouco? Adicione a agora esse contexto de baixa autoestima um monte de questões mal resolvidas, pois toda vez que essa pessoa se vê diante de um conflito, ao invés de se posicionar e falar, ela se amedronta e foge. Quero que continue, imagine agora essa mesma pessoa vendo outras confundindo seu silêncio como bondade, usando e abusando de sua paciência, como fica sua mente? E, por fim, os segredos que lhe assombram, isto é, falhas de caráter ou atos das quais se envergonham, por exemplo, dominando diariamente a mente dessa pessoa pela culpa?
Sim, esse é o ambiente interno daqueles que escolhem o silêncio como forma de se defender do mundo pelo medo de não ser compreendido ou julgado ou porque já se machucou demais com quem confiava.

Quando você não desabafa, expõe o que sente ou se posiciona perante os conflitos, sua alma vai morrer em meio a tantas coisas não ditas, sendo sufocada pelo desamparo e pela solidão.

Não dá para viver uma vida inteira de forma tão apagada e querer ser feliz.
Sei que o mundo te machucou muito e por isso você preferiu ficar só na sua, o que eu peço é que não leve essa filosofia tão ao pé da letra, pois não adianta evitar o mundo quando são os seus sentimentos e pensamentos os verdadeiros inimigos.

Desabafe! Diga o que sente! E se permita dividir seus fardos com quem te ama, Isso pode salvar sua vida.
Até a próxima, pessoal.

Deixe um comentário