GIRO EUCLIDES: Mais uma propriedade rural tomada pelo fogo

Vídeo: Reprodução

Mais uma queimada de vegetação é registrada no município de Euclides da Cunha – mais uma na zona rural, e de grandes proporções. O registro recente é desta quinta-feira, 11, de uma propriedade privada tomada pelo fogo nesta noite.

Um vídeo em circulação pelas redes sociais na Internet mostra o incêndio em uma área de pastagem do povoado de Juazeiro. A narração do vídeo evidencia um fogo descontrolado, levado pelo vento que deixava um rastro de destruição da vegetação, incluindo animais rasteiro; além de uma cortina de fumaça.

“Estava lá em casa, só vi a fumaça cobrindo pro lado de cá e eu vim aqui correndo. Cheguei aqui e ‘tava’ todo mundo na correria”, contou o morador, citando que um grupo de pessoas estava se esforçando para ajudar a combater o fogo.

A pastagem estava seca, segundo a narração. E essa condição da vegetação é um fator de risco para a propagação e até mesmo descontrole de queimadas.

Faz apenas cinco dias que outro incêndio em propriedade rural foi registrado, mais especificamente na fazenda Jibóia, quando o fogo queimou uma significativa parte da vegetação.

Apesar de a pouca chuva dos últimos dias, a vegetação está se revitalizando, mudando a tonalidade do cerrado nordestino. Aliás, esta quinta-feira amanheceu sob uma leve chuva, ao menos na cidade de Euclides da Cunha. Ao longo do dia o tempo abriu, com nuvens, sol e temperatura máxima de 31°C.

De acordo com dados das principais fontes meteorológicas, o clima deve se manter firme pelos próximos 4 dias, com sol, nuvens e baixa probabilidade de chuva. A partir da próxima terça-feira, 16, o clima deve mudar com a chegada de trovoadas que podem cair durante os três dias seguintes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *