GIRO EUCLIDES: Segunda-feira de carnaval sem festa, sem folia

Por seis anos consecutivos (2015 a 2020), a semana de carnaval de Euclides da Cunha era de muita festa, muita folia, unicamente com o Bloco das Muquinhas que saía pelas ruas do centro da cidade em um clima carnavalesco com pessoas fantasiadas para curtindo à vontade. A festividade era algo certo nesse período do ano, quando boa parte da população euclidense já estava na capital baiana para curtir a maior concentração de pessoas do planeta.

Era o Carnaval das Muquinhas. Sua última edição foi realizada no ano de 2020, quando o novo coronavírus (Covid-19) recebia pouca atenção da mídia e das principais autoridades públicas do Brasil. Sabe-se que após o carnaval, o noticiário começou a dar a devida atenção à infecção viral que não está sob controle.

Como todo evento público, o Carnaval das Muquinhas deste ano não acontecerá. Por isso, a semana do carnaval começa sem o clima da folia, sem a tradicional mobilidade das pessoas entre a cidade e a capital.

A segunda-feira foi um dia de pouca atividade comercial, com poucos estabelecimentos comerciais abertos e bancos sem atendimento interno, principalmente no período da manhã. À tarde, o fluxo de pessoas reduziu ainda mais. Não é um feriado, mas, como ocorre tradicionalmente, a segunda-feira de carnaval (sem carnaval, neste ano) sempre apresenta baixa quantidade de pessoas circulando pelas ruas da cidade.

Mais distante da sede, em rodovias, ao menos dois acidentes automobilístico foram registrados: um carro incendiado, uma colisão e queda de motocicleta. O veículo incendiado foi encontrado à margem da BR 116/Norte, na proximidade do Cumbe do 100. As chamas consumiram toda a estrutura veicular, restando apenas materiais metálicos, conforme se observa na imagem abaixo. A colisão ocorreu já no período da noite, perto do conjunto habitacional do programa Minha Casa, Minha Vida, na BA 220, trecho Euclides da Cunha/Aribicé, envolvendo dois veículos, uma caminhonete e um carro de passeio. A colisão foi frontal e destruiu a frente de ambos os automóveis. Segundo consta, ninguém ficou ferido. Da mesma rodovia estadual houve o registro de um acidente envolvendo uma motocicleta, onde estavam duas pessoas. Desta vez as vítimas se feriram e foram encaminhadas a uma unidade hospitalar apresentando escoriações pelo corpo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *